topo

topo

domingo, 9 de fevereiro de 2014

História viajante: meus favoritos em Budapeste

Oi touristas...

Mais uma história viajante pintando aqui no blog..

Dessa vez a leitora Marjorie enviou dicas bem bacanas de Budapeste, contando um pouco de tudo dessa cidade que morou por 2 anos...ou seja, ela tem propriedade para falar, certo?

Bora ver o que ela recomenda??!!!

Simbora....


Por Marjorie Rodrigues:

A capital da Hungria não costumava ser um destino muito comum nas eurotrips dos brasileiros, mas desde que Chico Buarque publicou um livro que se passa na cidade, muitos ficaram curiosos.

Budapeste: Pest, vista do Fishermans
Morei lá entre 2011 e 2013, para fazer mestrado na Central European University, uma universidade para estudantes estrangeiros no coração de Budapeste. Então conheço um bocado da cidade... E garanto: vale muito a pena dar um pulinho lá. Primeiro, porque é linda. Segundo, porque é muito barata!

Na Hungria, ainda não se usa o euro e a moeda local, o Forinte, é baratíssima. 100 forintes = 1 real.

Recomendo ir no verão (os invernos lá são bem rigorosos, neva bastante e a temperatura chega a -15). Mas, entre junho e agosto, a temperatura fica pela casa dos 30, 35 graus e é muito gostoso passear pela cidade.

Budapeste na verdade eram duas cidades, Buda e Pest, cortadas pelo rio Danúbio. Buda é montanhosa e mais residencial. A maioria dos pontos turísticos está em Pest, que é toda plana. É lá que você deve se hospedar.

Para quem quer uma acomodação mais chique, tem vários hotéis com vista para o Danúbio, mas a cidade também é ótima para os mochileiros, pois o que não falta é hostel baratinho.

Não se preocupe em comprar passes de metrô. O centro de Pest você pode fazer quase todo a pé. Se cansar, é só comprar bilhetes avulsos no metrô. O mesmo bilhete vale também para os bondes. Atenção: JAMAIS pegue o transporte público sem pagar, porque quando os fiscais aparecem em bando não têm a menor cerimônia em gritar com você!

Se quiser obter transporte ilimitado e descontos em museus, você pode comprar o Budapest Card, vendido no aeroporto, hotéis e em algumas estações de metrô.

Budapeste tem o metrô mais antigo da Europa continental, ou seja: só não é mais antigo que o de Londres. A linha amarela mantém os trens originais (reformados, claro) e a mesma arquitetura nas estações. É lindo! Não deixe de dar pelo menos uma voltinha.

Os passeios que eu considero imperdíveis estão abaixo. Tem uma porção de outras coisas, como a ópera, a sinagoga e a ilha Margaret. Mas esses são os meus favoritos:

Caminhar à beira do Danúbio, em Pest

Nada melhor do que caminhar à beira do Rio olhando para as montanhas do lado de Buda. Tem duas pontes lindas também: a primeira é Chain Bridge, feita de pedra e decorada com esculturas de leões. É o cartão postal da cidade. Mas um pouco mais adiante tem a Liberty Bridge, que na minha opinião é muito mais bonita e não dão o devido valor! O caminho é permeado por diversos barzinhos. Faça esse passeio também à noite, quando as pontes se iluminam.

Chain Bridge

Liberty Bridge

Tomar um sorvete em formato de rosa à frente da Basílica

Em frente à basílica (igreja na qual você deve entrar), tem uma gelateria que faz sorvetes em formato de rosa. Além de fofos, são deliciosos! Não é à toa que tem sempre fila na frente. Outro lugar bacana para fazer uma boquinha em frente à Basílica é o California Coffee Company. Não deixe de pedir o Ice Thai Latte.

Sorvete em formato de rosa

Se esbaldar de comer no Hummus Bar

Na rua Oktober 6, pertinho da Basílica, você encontra um restaurante super barato chamado Hummus Bar. Com o equivalente a 35 reais, duas pessoas comem até dizer chega. O hummus é fresquinho, feito from scratch, a carne bem temperada... E como bebida não arrisque pedir nada além da limonada deles. Vai por mim.

Tomar cerveja nos ruin bars

Budapeste é conhecida pelos Ruin Bars, que nada mais são do que casarões antigos transformados em bares e decorados com sucata e móveis de segunda mão. No verão, ficam abertos também de dia e você pode tomar uma cerveja no jardim, curtindo o sol. Tem vários espalhados pela cidade, mas o mais conhecido é o Szimpla, decorado com as coisas mais aleatórias, de um carro antigo a uma cadeira de dentista.

Subir o monte Gellert

Uma das atrações do lado Pest é o monte Gellert. Nada de pegar o funicular ou um ônibus para subi-lo. Deixe de preguiça e suba a pé. Tem escadas ao longo de todo o morro e você pode ir parando no meio do caminho para fotograr a vista. Em Buda, visite também o belíssimo castelo e o Fisherman Bastion, de onde você tem uma bela vista para o parlamento.

Parlamento - Budapeste

Ficar quentinho, quentinho nas termas turcas

Budapeste é conhecida pelas termas. São como spas, com vários tipos de piscinas de águas termais em diferentes temperaturas, saunas e arquitetura belíssima. Há várias na cidade, mas a maior e mais visita é Szechenyi, em Pest, que conta uma enorme piscina ao ar livre. No verão, uma vez por mês, ocorre uma festa noturna nesta piscina. Se você quer termas um pouco mais... Heh, "diferenciadas", atravesse a Liberty Bridge em direção a Buda e vá para o hotel Gellert, que tem termas bem luxuosas.

Comer o que só existe na Hungria: kurtoskalacs, turo rudi, langós

Todo mundo vai te recomendar a típica sopa Goulash, mas eu particularmente não acho nada demais nela. Imperdível mesmo é o langós, espécie de "pizza" frita pequena feita com massa de batata e coberta com molho de alho, sour cream e queijo ralado. Tem também o kurtoskalacs, um pão assado em espiral coberto com açúcar ou nozes (você pode encontrá-lo em quiosques o ano todo, mas ele é mais gostoso no inverno, acompanhado de vinho quente!). Outra coisa que você não pode deixar de fazer é ir a um supermercado e comprar o Turo Rudi, uma barrinha de ricota coberta de chocolate que derrete na boca. Hmmm!

Ir ao mercadão

Perto da Liberty Bridge, em Pest, tem o mercadão municipal de Budapeste. É um prédio lindíssimo por fora e ainda mais interessante por dentro, onde você vai encontrar uma porção de carnes, frutas e iguarias.

Jantar na rua Raday

Esta rua tem vários restaurantes, um do lado do outro, com diferentes tipos de cozinha. Qualquer um que você escolher, é bom.

Comer um doce no Gerbeaud Café ou no café New York

Estas são duas docerias tradicionais, com arquitetura belíssima. A Gerbeaud é mais em conta e fica na praça Vorosmarty, onde também ficam os mercados de natal (caso você vá no inverno). Já a New York fica no hotel mais caro da cidade. Você vai pagar 30 reais por uma sobremesa, mas é daqueles mimos que vale a pena se dar.

New York Café

Comprar roupas nos inúmeros brechós da cidade

Budapeste é repleta de brechós de muito boa qualidade. Em vez de comprar uma peça da H&M que todo mundo vai ter, volte ao Brasil com uma roupa única!

Dançar no Instant

Balada é o que não falta em Budapeste, mas a minha favorita é a Instant, que mistura o conceito de Ruin Bar com danceteria. Tem três pistas diferentes, a entrada é gratuita e a decoração... Só indo lá para ver!

Marjorie Rodrigues é jornalista e editora do Flipit

Adorei suas dicas Marjorie!!!! Como disse acima (e no email), sua história deu um post super completo e com dicas diversas...Tenho certeza que os leitores do blog vão amar viajar com você, do mesmo jeito que eu amei!!!

E você? Já esteve por Budapeste? Concorda com as indicações da Marjorie? Quais os seus favoritos?

Clique aqui para enviar você também uma história ao blog.



Um comentário:

  1. O mais incrível de Budapeste é a quantidade de mulheres maravilhosas... Pros homens que se interessarem, um relato bem bacana do Viajante Anônimo que passou um verão lá: http://viajanteanonimo.com/budapeste-o-incrivel-lugar-com-gostosas-pra-todo-lado/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar esse post.
Caso queira receber a resposta e acompanhar demais comentários desta postagem, inscreva-se por e-mail no link abaixo do box para os comentários.
OBS: para esta opção, você tem que comentar "logado" ok?
Volte sempre!