topo

topo

domingo, 17 de novembro de 2013

História Viajante: A herança da época de reis na República Tcheca

Conhecer a capital da República Tcheca significa ver de perto a beleza arquitetônica de vários reinados, ruas medievais, castelos e palácios com seus bucólicos jardins e provar uma das melhores cervejas. 


Saiba mais sobre esse país neste texto especial aqui para o blog, escrito por ROBERTA CLARISSA LEITE, jornalista, que há um ano e meio reside em Praga, o Castelo de Praga será o tema principal.

Conhecendo o castelo mais famoso da República Tcheca

São centenas de castelos abertos à visitação na República Tcheca, o Castelo de Praga é o mais visitado e é o símbolo da beleza do país. Considerado um dos cartões postais da cidade, ele é testemunha da história do país.

Na verdade ele é um complexo arquitetônico com vários prédios. São palácios, catedrais, igrejas, jardins, pátios e fontes. Você também pode ver a troca de guarda, não tão pomposa como em Londres, mas bonita de observar.

Logo do centro da cidade você avista o suntuoso castelo, ele fica no alto, acima do rio Moldava que corta a cidade. Foi construído no século IX e atualmente é a residência oficial do presidente da República Tcheca, parte do castelo é aberta à visitação incluindo sua extensa área com as catedrais e jardins.


Castelo de Praga

A Catedral de São Vito é uma das construções mais belas que você não pode excluir de sua lista, a parte externa já impressiona pela grandiosa beleza, é um exemplo da arquitetura gótica, com vitrais em Arte Nouveau, levou 5 séculos para ser construída, a parte interna também é aberta ao público, dentro há peças raras, tesouros e  mausoléus. 

Os vitrais de Alfons Mucha, importante artista tcheco, são um detalhes que embelezam ainda mais a construção.


Catedral de São Vito

O Antigo Palácio Real e as Ruelas de Ouro

Outro prédio localizado dentro da área do castelo, o Antigo Palácio Real tinha a função que o castelo de Praga tem hoje, era sede dos soberanos da Bohemia.

Imagine viajar no tempo andando por estreitas ruas medievais com casinhas mantidas com a decoração original de séculos atrás? 

A ruela dourada é um conjunto de estreitas ruas que cercam o castelo e antigamente era o endereço de moradia dos soldados que faziam a guarda. 

Algumas dessas casinhas viraram lojinhas de souvenir e não há quem não queira olhar as lembrancinhas como marionetes, peças em vidro, cristal etc. 

Lendas que dizem que alquimistas viveram por lá e enche de mistério a visita a este ponto do castelo de Praga. O famoso escritor tcheco Franz Kafka morou na casa de número 22.

No centro da área do castelo está a Basílica de São Jorge, composta pela igreja e um convento, a Igreja foi fundada no ano 920 e foi um dos primeiros edifícios de pedra a serem erguidos na área do castelo. A  cor marrom-avermelhada da fachada faz um conjunto destacado com suas duas torres brancas.

Vários jardins para visitar na primavera e verão

Os jardins são abertos de abril a outubro, esse espaço é para não pensar no tempo e sim usufruir da tranquilidade harmoniosa, pavões passeiam pela grama, flores enfeitam o ambiente, várias esculturas dão um ar clássico.

Há o Jardim Real Norte e Sul e o Jardim de Terraços, este último com entrada paga.

Depois de fotografar toda a beleza do Castelo de Praga, a melhor dica é provar a famosa cerveja fabricada no país, muito apreciada pelos locais e turistas é chamada de “pão líquido” pelos tchecos, por ser saborosa e fazer parte da tradição quase diária, que é brindar à vida com uma caneca de cerveja.




Informações básicas

A República Tcheca faz parte da União Europeia desde 2004 e também é um país que está na lista do Tratado de Schenger,  brasileiros podem passar até 3 meses sem necessidade de visto.

Por Roberta Clarissa Leite.

Roberta, adorei o texto e as informações que passou com ele. Valeu muito compartilhar isso aqui com a gente!!! Eu e meus leitores aguardamos mais passeios e impressões suas de lugares bacanas como esse, ok?

OBS: os links que seguem nesse texto foram indicados por Roberta, que escritos em outros blogs que colabora. Vale a pena conferir!!!

E você? Já esteve por lá? Deixe nos comentários suas impressões e/ou envie uma história aqui para o blog. Vou amar viajar com você!!!!

4 comentários:

  1. Oi!

    Se você me perguntar qual o país/capital que eu gostaria de conhecer, respondo: Praga, Praga, Praga!
    E depois? Praga, Praga, Praga! rsrsrs

    Ah, quando venho aqui, viajo. rsrs
    Beijo querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth...
      Bacana saber disso....
      Já estava sentindo falta da companheira de viagem por aqui...rs....
      Bjs e obrigada pela visita!

      Excluir

Obrigada por comentar esse post.
Caso queira receber a resposta e acompanhar demais comentários desta postagem, inscreva-se por e-mail no link abaixo do box para os comentários.
OBS: para esta opção, você tem que comentar "logado" ok?
Volte sempre!