topo

topo

sábado, 12 de outubro de 2013

Como arrumar a sua mala de viagem?


Uma dúvida muito comum dos viajantes é como arrumar a mala de viagem....

Tenho certeza que todo mundo antes de viajar pensa nisso, certo?

Então..... para facilitar essa dúvida cruel, mas cabível, dos touristas, vou dar 10 diquinhas básicas que podem ajudar nesse momento...

Primeiro passo: vai pra onde? (Bruno de Luca, kd vc??? rs)....

O que levar, obviamente, depende do seu destino: Praia? Campo? Calor? Frio? Brasil? Exterior? Viagem longa? De final de semana?

E essa pergunta é pertinente por quê? As dicas abaixo vão esclarecer.......

1- TIPO DE MALA A LEVAR
Se a viagem é longa, opte pelas malas tradicionais; se a viagem é curta, podem ser as famosas sacolas, mochilões. Para viagens em Cruzeiros recomendo as malas tradicionais.

Malas tradicionais


Sacola/mochilão de viagem

2- IDENTIFICAÇÃO
Super, ultra, mega e indispensável....as famosas TAG BAGS contendo o seu nome, endereço, telefone, email, etc. Caso não tenha Tag Bag, sem problema algum, faça em qualquer pedaço de papel, mas não viaje sem a identificação.

Tag Bags

3- PROCURE SEMPRE DIFERENCIAR A SUA MALA
A maioria das malas tradicionais de viagens são pretas e isso, numa esteira de aeroporto, é um transtorno. Por isso, caso a sua seja preta, coloque fitas coloridas na alça ou adesivos, além da etiqueta de identificação, para melhor visualizar.


4- TIPO DE ROUPA PARA LEVAR 
Prefira roupas que pouco amassem. Se tiver levando alguma peça que amasse muito, deixe para colocar por último na mala e dobre o menos possível (quanto mais dobra, mais marca ok?!). Ter um ferro de viagem a mão, "ainda que não seja nenhuma brastemp" é sempre é bom!!. Um dica: quando terminar de arrumar sua mala, coloque por cima de tudo uma toalha de banho, como se estivesse envelopando as roupas...não é milagre....mas ajuda um pouco a não amassar.

5- PENSE COM ANTECEDÊNCIA
Vá pensando com antecedência no que pretende levar. Veja o que está limpo ou sujo para que ao arrumar sua mala, tudo já esteja devidamente passado. Faça uma lista do que for lembrando.

6- O QUE LEVAR
Dependendo do destino e do clima leve: calcas jeans/outras, moletons, leggings, malhas, blusas/blusinhas, vestidos, saias, casacos, shorts, biquinis, toalha de praia, acessórios, bijus (prefira bijus a jóias) meias, cintos, chinelos, maquiagem, perfume, cosméticos... Sapatos: pense pelo menos em 3 tipos: um mais formal, um mais casual e tênis para as andanças....A quantidade de cada item vai depender, obviamente, de quantos dias vai ficar no lugar.

7- COMBINANDO AS ROUPAS
Leve o maior número de peças básicas. Faça opção por cores harmônicas entre si, para menor número de peças, isso vai te garantir mais combinações e menos espaços ocupados na mala.

8- ARRUMANDO A MALA
Comece pelos sapatos - deixe eles por baixo de tudo (há quem prefira levar os sapatos em uma mala separada - mas aqui a idéia é otimizar espaço ok?!). Em cima dos sapatos coloque as calças ou casacos (eu prefiro colocar os casacos, que são mais pesados e por cima deles as calças). Na sequencia coloque as malhas, blusas. Separe as lingeries, meias, biquinis e cintos em sacos e complete os "cantinhos" da mala com eles. Leve sacos plásticos para roupas sujas.

9- LEMBRE-SE DE LEVAR
Kit de costura, remédios e primeiros socorros, necessaire de maquiagem e banheiro, adaptador de tomadas - mega importante), secador/chapinhas. OBS: por mais que o site do hotel (ou similar) diga que tem secador a disposição, como é "prudente ser prudente", sempre levo o meu (se o seu não for bivolt, lembre-se de checar a voltagem do lugar).

10- MALA DE MÃO
É sempre bom levar com o que mais utiliza, como por exemplo: maquiagem, remédios, absorventes, pasta e escova de dente, guias turisticos, ipad, máquina fotográfica, etc. OBS: não é possível levar líquidos na mala de mão ao viajar de avião. Lembre-se de despachar na mala tradicional, no check in. OBS 2: mesmo a mala de mão deve ter identificação, ok?!

Dá um play e confira o vídeo de Néia Trivelato - Consultora em organização - em entrevista para o Jornal Hoje - Rede Globo.



E você? Tem alguma dica? Deixe nos comentários para compartilhar aqui com a gente....

10 comentários:

  1. Oi querida!
    Excelentes dicas.
    Algumas eu já sigo, mas nunca é demais relembrar.
    Compartilhada.
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth querida....q bom q gostou e aproveitou, de alguma forma!!! : )
      Obrigada pela visita amiga...
      Bjk.

      Excluir
  2. sim e sempre e bom lembra eu que o diga!
    sempre que viajo e um sofrimento quero levar a casa na mala!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Neilza...é uma dor de cabeça para todo mundo...por isso as diquinhas básicas para ajudar um pouco!!!
      Volte sempre!!!
      Bjs.

      Excluir
  3. excelentes todas essas sugestões e tudo bem organizadinho, amei por demais..... !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adonice...
      Fico feliz q tenha aproveitado...nunca é demais dicas sobre como arrumar a mala né?! ; )
      Bjs e obrigada pela visita!!!

      Excluir
  4. para viagens mais longas eu prefiro enrolar as roupas bem enroladinha. Primero a peça deve ficar totalmente esticada - comece a enrolar por uma das pontas fazendo um rolo fino e bem justinho. Precisa de paciência. Roupas pesadas ficam por cima de tudo e dobradas o mínimo possível.
    aprendi essa técnica com uma aeromoça. Duvidei no começo, mas funciona! poupa muito espaço.
    Vou experimentar do seu jeito e ver como fica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show.....Adorei sua dica....também vou fazer o teste....depois conto como foi.
      Obrigada por compartilhar aqui c a gente!!!
      Bjks

      Excluir
  5. oi Andrea!!! Bom domingo.
    Estou aqui com muuitas duvidas. Gosto muito de viajar de navio, ja fiz varios cruzeiros, agora estou querendo retornar, na proxima temporada, e claro, querendo uma ajudinha, sempre util. E encontrei vc, a minha proxima viagem termina em Genova, e estou querendo fk mais alguns dias e queria, se possivel, vc me ajudar com um roteiro legal. pretendo tambem da uma chegadinha a barcelona, o q vc acha. Esse ano viajei no preziosa, ate Veneza, amo... desculpa os erros de portugues, e q não sei onde foram parar algumas pontuaçôesdo meu computador. espero qvc possa me ajudar, obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi helena, td bem?
      Acho q posso t ajudar mas.... Qual seu roteiro? Vai ficar qto tempo em cada lugar?

      Excluir

Obrigada por comentar esse post.
Caso queira receber a resposta e acompanhar demais comentários desta postagem, inscreva-se por e-mail no link abaixo do box para os comentários.
OBS: para esta opção, você tem que comentar "logado" ok?
Volte sempre!