topo

topo

domingo, 18 de novembro de 2012

O que levar numa viagem de navio?

Oi pessoas...

A temporada de cruzeiros está aí....e aí vem a dúvida de muitos navegantes de primeira viagem - e também de alguns veteranos...

Viagem de navio

O que levar na mala???

Malas Romero Brito
Bom gente, primeiro vocês tem que pensar para onde o navio está indo (naturalmente) - para cima ou para baixo do mapa - norte/sul - e dentro do roteiro que escolheram, qual o tipo de passeios irão fazer...

Esteja indo para qual direção for, nunca esquecer que o Brasil no verão é quente demais ok? - ah vá!!! rs... Isso significa que roupas leves devem prevalecer.

De qualquer forma aviso aos navegantes que o navio é todo climatizado ok? Tenha certeza que ninguém passa calor lá dentro!

Navio tem todo aquele glamour que a gente cansa de ouvir e isso é verdade...é uma viagem bacana demais mas, o povo brasileiro, na maioria, se veste de forma casual e por tal razão nada de chiquetê demais a bordo não....nada que uma roupa que você colocaria para estar numa balada não resolva!!!

Exatamente isso pessoal, o que você colocaria para sair a noite? É isso que tem que pensar para se vestir a bordo...

Tudo é válido, ou "quase" tudo: calça jeans, blusinhas, batas, vestidos, sandálias, rasteirinhas, shorts, bermudas, além de camisetas e polos para a ala masculina.

Detalhe: não se esqueça que alguns navios proporcionam a famosa noite do comandante....isso pede que as pessoas caprichem um pouco mais no visual - tanto mulher quanto homem.

Geralmente nessa noite a ala masculina põe terno e gravata e a feminina um vestido mais bacaninha...mas também não é regra pois já vi muito homem com calça social e camisa apenas....e super bem vestidos!!!

Alguns cruzeiros também proporcionam noites temática, tipo: noite do branco, havaiana.....geralmente as pessoas também entram no clima e colocam alguma peça combinando com o tema...mas repito: não é regra.

Durante o dia, quando não há paradas (o navio navega o dia inteiro), a maioria das pessoas fica na piscina, permanecendo, praticamente, o dia inteiro de biquini/sunga, só trocando de roupa na hora do jantar, ou seja, já para a noite.

Quando há paradas, o passeio é que manda...em Ilhabela, por exemplo, um biquini com vestidinho ou shorts é o suficiente. Já, para um show de tango a noite em Buenos Aires uma roupa mais arrumada é o que manda - obviamente.

Então pessoal na verdade vale "quase" tudo a bordo (o "quase" é porque ninguém fica de chinelo no Cassino naturalmente), sendo o mais importante de tudo a diversão a bordo e olha, isso eu garanto: é muuuuuiiiita!!!!

É isso aí....aos viajantes navegantes e aos que um dia ainda vão ser: boa viagem!!!

Bjkssss.

domingo, 4 de novembro de 2012

Você tem nota antiga de dolar? Cuidado ao viajar.


Dolar novo e antigo. Imagem: Jornal O Estado de São Paulo.

Alguém já passou por esse problema?

Está viajando e, de repente, ao pagar uma conta, se depara com a recusa do dinheiro?

Pois é gente, apesar da troca da nota de U$ 100,00 já estar acontecendo há um tempinho (da "carinha" pela "caruda"), isso acontece com mais frequencia do que a gente pensa....

Esse problema é enfrentado por algumas pessoas que viajam para países fora dos Estados Unidos. (dentro dos Estados Unidos não há notícias de recusa).

E isso porque a substituição aconteceu por causa da falsificação....então, por segurança, a nota antiga não é aceita em muitos estabelecimentos dos países em que o dolar não é moeda oficial.

Muita gente deve está falando: mas caramba, que sacanagem...como faço agora?

Gente, o que está acontecendo é natural de qualquer país...

As notas/moedas depois de um tempo, seja por economia, ou por qualquer outra razão, são substituídas. Por isso é natural tanto a troca da cédula quanto a recusa pelos estabelecimentos.

Imagine o contrário: um turista esteve no Brasil há anos luz e guardou uma nota de cruzado novo???? Lembram disso???......Afe!!! rs...

Pois é, e aí? Você acha que ele conseguirá repassar essa nota no mercado???? 

Obvio que não né....

Ok, a moeda é outra, diferente do dolar que é o mesmo (só a nota que é diferente)....mas mesmo assim o giro das notas antigas está complicado fora dos Estados Unidos.

Um amigo meu esteve na Austrália agora em outubro/2012 e não conseguiu fazer girar a nota antiga de dolar no mercado de lá.

E pior de tudo isso: nenhuma casa de Câmbio ou Banco está aceitando a nota para troca, nem mesmo com deságio!!!

Sim, deságio: algumas casas de câmbio estavam aceitando a troca da nota antiga pela nova com valor inferior a até 20%.

Segundo informações do site da Jovem Pan a troca só é feita pelo envio das cédulas para o seguinte endereço nos Estados Unidos:

Departament of the Treasury - Bureau of Engraving and Printing
Mutilated Currency Division
14th & C Streets, SW, Room 344 A
Washington DC 20228

Para notícia completa quanto a troca das notas clique aqui: site da Jovem Pan.

Então pessoas....atenção nisso antes de viajar ok?

Ah.....e quem já passou por alguma experiência dessa - recusa, problema na troca - deixe nos comentários para compartilhar com a gente, combinado?!

Clique aqui e confira: mais alterações nas notas de 100 dólares.

Bjks a todos.