topo

topo

domingo, 13 de maio de 2012

Buenos Aires - conhecendo o bairro La Boca

LA BOCA é um dos bairros mais pobres de Buenos Aires e fica junto ao antigo porto de lá. 

Todo mundo conhece o bairro por causa do tango Caminito, que leva o nome de uma famosa e pequena Rua de La Boca e também, obviamente, pelo time de futebol Boca Juniors.

Afinal, o que tem na Calle/Rua Caminito?

É de visita obrigatória em Buenos Aires, ainda que somente para fotografar. Um lugar multi colorido, onde todas as casas são pintadas. Lá também artistas de rua expõem e vendem suas obras. Tem para todos os gostos.

Como se trata de um lugar plenamente turístico, existem muitos restaurantes ao redor, com música e até mesmo show de tango na calçada. Interessante!

No dia que estive pelo bairro não almocei nos restaurantes de lá, apesar de muitos me chamarem a atenção.

Caminito - La Boca - Buenos Aires

Peguei a indicação de um restaurante chamado El Obrero, que também localizado no bairro de La Boca. É um restaurante modesto que reverencia o Boca Juniors e serve uma boa comida a um preço justo. Bono Vox já esteve por lá. Calle Agustin Caffarena, 64, La Boca.

Pessoal, a provoleta deste restaurante é sensacional!!!!


El Obrero - La Boca - Buenos Aires

Outro passeio imperdível no bairro La Boca é a visita a La Bombonera (caixa de bombons), que é o estádio do Boca Juniors e ao Museu de La Pasion, que é um museu que conta com objetos e fotos relativos ao clube desde sua fundação. http://www.bocajuniors.com.ar/

Quando você compra a entrada para conhecer o Museu, você opta se quer fazer a visita também por dentro do estádio - o que eu recomendo 100%.

Apesar de não fanática por futebol, é bem legal conhecer as dependências do clube por dentro e não somente a parte da história e troféus. Visitam-se todos os lugares e os guias são bem engraçados (pelo menos o que eu peguei era).


Museu de La Pasion - La Bombonera - Buenos Aires

Museu de La Pasion - La Bombonera - Buenos Aires

La Bombonera - visita guiada

La Bombonera - visita guiada

Ala de imprensa - La Bombonera - visita guiada



Este vídeo é um cinema 360º graus que tem no Museu de La Pasion. Ele simula um dia de jogo do Boca Juniors em La Bombonera, para mostrar um pouco da euforia dos torcedores.

E se coincidir a sua estadia com um jogo do Boca Juniors, não pense duas vezes - VÁ!!!

A minha estadia coincidiu - Boca Juniors x Olímpo. Lógico que me programei para estar lá.

Existem agências de turismo que oferecem pacotes que incluem o jogo, almoço em algum restaurante, além do traslado de ida e volta do local aonde você está hospedado. Alguns outros também incluem no pacote uma cervejada!! Mas geralmemte esse pacotes são caros e com preços em dolar.

Ai pensei: como comprar ingresso em pesos argentinos?

Pensei que no próprio Caminito - localizado no bairro oficial do time Boca Juniors - eu poderia encontrar vários torcedores que teriam acesso ao site do clube, por serem sócios, e comprar isso para mim em pesos, porque não?!

Foi o que aconteceu, consegui um torcedor que fez isso. Claro que foi na confiança e que não foi cobrado o valor do ingresso de sócio, mas mesmo assim foi bem mais barato que os tais pacotes oferecidos (e ainda deram recibo...rs). Paguei algo em torno de R$ 100,00.

Mas uma coisa eu digo, os taxis não levam até o estádio em dia de jogo. Fiquei um tempão tentando pegar um deles na avenida de Mayo e não consegui (lógico que estava devidamente trajada de amarelo e azul).

Quando percebi a impossibilidade, tirei a blusa do time e consegui. Peguei um taxi pedindo para que me deixasse no Caminito (uns 8 quarteirãoes do estádio). Longe, ok...... (ainda mais no bairro La Boca), mas era o que tinha pra janta!!!

É verdade que todo mundo fala que é um bairro perigoso e digo que fiquei bastante aflita até entrar no estádio, mesmo porque, como disse, por ter comprado o ingresso na confiança, só teria certeza se conseguiria entrar quando estivessa lá, na boca do Boca!!!!.

Segui o fluxo de gente sem dizer uma palavra, tentando me passar por hermana para não chamar a atenção de possíveis trombadinhas.

Chegando lá, enfim, entrei....o ingresso era quente.....UFA!!



Jogo Boca Juniors - La Bombonera - Buenos Aires


Jogo Boca Juniors - La Bombonera - Buenos Aires

O estádio estava lotado e são realmente fanáticos os torcedores, como os corinthianos por aqui. Algo com muita paixão mesmo. Eles não param de cantar e batucar um só minuto (mesmo com o time perdendo).



Acima o Boca Juniors entrando em campo. Abaixo um "quase" gol do Boca. (reparem o profissionalismo do vídeo!!).


É, acreditem....o Boca Juniors perdeu para o Olímpo de 2 x 0.

O ingresso que comprei era arquibancada. Mesmo com uns respingos de cerveja da torcida adversária que ficou na arquibancada de cima e com o Boca perdendo, valeu muito a pena.

Para evitar confusão, o estádio libera setor por setor e a arquibancada que eu estava foi a penúltima a sair.


La Bombonera. Liberação de setor por setor.

Saímos, ok....e agora? Como voltar para casa? Passava da meia noite!!! Aonde encontrar um santo taxi que nos atenda?

Gente....perrengue...nada de taxi....Andei uns 25 quarteirões no meio da noite tentando pegar um e nada!!!!

Só consegui um depois de andar muito, em momento e lugar que já dispersada a "muvuca" do jogo.

É....só depois do jogo eu entendi o porquê desses pacotes incluírem o traslados das pessoas diretamente de seus hotéis.

Sendo assim, o que eu sugiro é que se você conseguir um ingresso para um jogo do Boca, já combine com algum taxista de sua confiança para te levar e buscar em um ponto combinado, pois o "perrengue" acontece de verdade!!!

Dica: se você tem nextel, habilite o roaming internacional pois a maioria dos taxistas, ou mesmo as pessoas que são ligadas ao turismo, tem o rádio. Facilita, e muito, a comunicação.

Apesar das dificuldades na locomoção, é um passeio que eu indico e muito e que faria, certamente, de novo.  Basta acertar o transporte com alguém antes do jogo, que tudo fica perfeito.

Vale a pena demais!!! Fica a dica.

2 comentários:

  1. Ótimo!
    Mais uma referência que ficará guardada para uso no momento oportuno.
    Goste, também.
    Gosto de tudo em Buenos Aires..
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth.
      Que bom que gostou das dicas e que também gosta de Buenos Aires!!!
      Seja sempre bem vinda!
      Um beijo.

      Excluir

Obrigada por comentar esse post.
Caso queira receber a resposta e acompanhar demais comentários desta postagem, inscreva-se por e-mail no link abaixo do box para os comentários.
OBS: para esta opção, você tem que comentar "logado" ok?
Volte sempre!