topo

topo

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Buenos Aires - Centro - passeios turísticos essenciais.

Existem determinados passeios que são praxe em Buenos Aires e fazem parte de qualquer guia de turismo.

Não tem como alguém ter estado em Buenos Aires e não dizer que foi na Avenida 9 de julho, no Teatro Colon, na Casa Rosada, na Rua Florida, no Caminito, ou mesmo que comeu um alfajor e que assistiu a um belo show de tango, não é verdade?

Pura verdade!!! É que esses são alguns dos passeios essenciais a se fazer em Buenos Aires. "Provei" todos quando estive lá e vou contar para vocês a minha impressão e o que acho que vale a pena, começando pelo CENTRO da cidade ok?

Vamos lá...

Avenida 9 de julho - é uma nova e larga avenida, com um fluxo de trânsito um tanto quanto pesado, um dos cartões postais de Buenos Aires. Nela está o famoso Obelisco - monumento que foi construído para celebrar os 400 anos da cidade. Vale a pena uma caminhada e algumas fotos.


Avenida 9 de julho, Buenos Aires. Obelisco ao fundo.



Obelisco. Buenos Aires.

 Teatro Colon - é considerado um dos melhores teatros de ópera do mundo. Os argentinos tem orgulho dele tendo em vista sua riqueza. Quando estive lá fiz uma visita guiada pelo teatro de aproximadamente 01 hora, pois não havia nenhum espetáculo no período. Paguei o valor de 60,00 pesos argentinos. Apesar do peso argentino valer menos do que o real, achei "carinho". Sinceramente, o teatro é muito bonito e suntuoso porém, valeria mais a pena conhecer num espetáculo qualquer. Cerrito, 628, Centro. http://www.teatrocolon.org.ar/


Ticket de entrada do Teatro Colon

Lateral do Teatro Colon

Maquete do Teatro Colon

Palco do Teatro Colon. Estava tendo um ensaio quando visitei.


Plaza de Mayo - Praça aonde está localizada a Pirâmide de Mayo - dedicada aos revolucionários de 1810, a Casa Rosada - atual sede do governo argentino, o El Cabildo - antiga sede do governo (século 18), a Catedral Metropolitana - imponente catedral onde está o mausoléu do General San Martin - libertador da Argentina.


Plaza de Mayo. Local de protestos e reivindicações

Pirâmide de Mayo


Na Praça de Maio também é muito famoso o movimento das Mães da Praça de Maio. São mulheres mães, que lá se reúnem todas as quintas feiras, às 15:30 hs., na intenção de que não seja esquecido o desaparecimento de seus filhos, ocorrido durante a ditadura militar.


Movimento das Mães da Praça de Maio

Casa Rosada

Plaza de Mayo. Vista do terraço da Casa Rosada


Esta foto acima foi tirada na visita guiada dentro da Casa Rosada. Essa visita acontece aos domingos às 10:00 horas e é de graça, com guia em português - ( pt-br ) - visita a casa "cor de rosa" como diz o guia - rs. Visita-se, inclusive, o gabinete da Presidente. Vale bastante a pena.

El Cabildo foi a sede do gorverno argentino durante o século 18. Hoje funciona um museu que fala sobre a revolução de maio de 1810. Paga-se uma quantia simbólica para visitar o museu. Faz parte da história argentina mas...."aqui entre nós", temos museus absurdamente mais bonitos e informativos aqui no Brasil!!!


El Cabildo



Catedral Metropolitana - catedral estilo neoclássica, que abriga o mausoléo do General San Martin, que foi o libertador da Argentina.


Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana

Mausoléu do General San Matin


Avenida de Mayo - avenida que liga o Congresso Nacional a Casa Rosada, atravessada pela Avenida 9 de julho. Abriga bares e cafés, além do famoso Hotel Castelar. Vale a Pena uma caminhada por ela e uma paradinha no também famoso Café Tortoni para um "breakfast" ou somente para um café.

O Café Tortoni é o café mais antigo de Buenos Aires, inaugurado em 1858. Além do tradicional café, há uma área destinada a apresentações de tango (conta a história que lá foi o escritório dos compositores, cantores e dançarinos de tango nos anos 20).


Área destinada ao tango. Café Tortoni


Calle Florida - Calle = Rua. Famosa Rua de consumo em Buenos Aires. São 10 quadras destinadas a isso. Muuuuuiiiiita, mas muuuuiiiiiiita gente andando por lá. Não há como estar em Buenos Aires sem estar na Rua Florida. Para os consumistas de plantão (tipo eu) eu digo: gente, é uma loucura!!!! A parte irritante da Rua se dá por conta dos vendedores de tudo quanto é tipo espalhados por ela. Eles abordam TODOS os brasileiros, que são muitos, (não sei, acho que brasileiro tem cara de brasileiro, não tem jeito) na tentativa de vender shows de tango, câmbio, couro, entre outras coisas. Pela Rua Florida também pode ser visitada a Galerias Pacífico (uma das entradas é pela Rua Florida), que é um famoso shopping de Buenos Aires (falarei mais sobre compras em um post a parte).


Calle Florida. Buenos Aires


Pelo que vocês podem perceber eu estive pelo Centro tanto na quinta feira como no domingo e a sugestão de roteiro que dou é exatamente essa (obviamente se sua estadia coincidir com esses dias da semana!!).

Guarde a quinta feira para tomar um café no Café Tortoni (torça para não ter fila), andar pela Avenida 9 de julho fotografando seu Obelisco, conhecer o Teatro Colon, dar uma bela caminhada pela Rua Florida (só para conhecer, lógico!!), visitar a Praça de Maio e tudo o que tem nela - como o movimento das Mães de Maio - e a seu redor - como a Casa Rosada, o El Cabildo, a Catedral Metropolitana.

Deixe o domingo para a visita guiada na Casa Rosada que, como disse, acontece a partir das 10:00 horas e após a visita, emende uma andança pela feira de San Telmo. É outro bairro, ok.... e se você olhar no mapa vai ver que não é tão perto assim só que, acredite, já tem "feirinha" que começa logo ali - na Praça - e termina em San Telmo.

Como San Telmo é outro bairro de Buenos Aires, vou falar sobre a feira e demais atrações num post destinado exclusivamente para ele ok?

15 comentários:

  1. Nossa essas fotos ficaram show de bola... Tomara que chega logo o dia de visitar BA, kkk Quero fazer fotos lindíssimas assim!

    Bjos e obrigada pelas dicas de passeios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii...
      Que bom que gostou das fotos e das dicas....e, com certeza, quando estiver por lá vai gostar tb!!!
      Beijos e obrigada pela visita, comentário e elogio...
      Volte sempre!!!

      Excluir
  2. Olá Andrea, gostei mtoo das dicas do blog. Vou a BA no próx. dia 14 e ficarei por 5 dias... será a minha primeira vez! Minha visita coincide com a programação q vc mencinou acima...

    Vlww pelas dicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá....
      Poxa, que bacana que gostou das dicas e que vai coincidir com sua programação.
      Aproveite mto!!!
      Obrigada pela visita.
      Bjs.

      Excluir
  3. Olá Andrea.

    Show de bola o seu blog.
    Eu e meu esposo iremos em maio para Buenos Aires e sua dicas certamente irão nos auxiliar.
    Estamos pensando em ir até Montevidéu de barco, mas pegar o primeiro e voltar no ultimo horário, pois já fechamos hotel em Buenos Aires. Vc já fez este passeio ou tem conhecimento? Pode nos dar alguma dica? Será que dá para ir e voltar no mesmo dia?
    Abraço.
    Elis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis.
      Olha só, dá para ir e voltar no mesmo dia sim.
      Faça isso de barco - Buquebus. Para controlar o horário e valer a pena o passeio vc tem q sair cedinho pois a viagem nesse barco demora umas 3 horas mais ou menos. Existem excursões que também fazem isso, pegando as pessoas diretamente no hotel, atravessando de barco pelo Prata e, quando da volta, deixando no hotel.
      Eu acho sim que vale a pena o passeio!!!
      Bjs e volte sempre.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi Nathalia,
      Td bem?
      Sim, dá pra fazer isso tudo num dia. Acorde cedo a aproveite!!!
      Bjs e volte sempre!!!

      Excluir
  5. Adorei seu blog...irei pela primeira vez BA no mês que vem e cm certeza suas dicas serão muito úteis!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,....
      Poxa, fico feliz em saber disso!!!
      Aproveite a viagem e o blog.....rsrsrs
      Volte sempre!
      Bjs

      Excluir
  6. olá Andrea,vou esse final de mês para BA.Como devo preparar a minha mala?O que devo levar?Vou ficar lá por 5 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aparecida...
      Olha, vc tem q pensar q se está frio no Brasil, está frio em BA. De qq forma, acesse sites de previsão do tempo quando chegar mais perto da sua viagem...
      Para o turismo em geral, passeios durante o dia, aconselho calças jeans, legging...o que vc se sentir mais confortável, e, logicamente, um belo par de tenis "amigo". A noite (q sempre esfria mais) depende de onde irá, vista-se da forma como está acostumada pois lá vc encontra de tudo, desde gente produzida até as mais casuais. Se for a uma casa de tango, se quiser, pode caprichar um pouquinho mais, como se fosse a um restaurante/show bacana, mas nada exagerado pois, como disse, até nessas casas vc vê de tudo...
      Espero ter ajudado!!
      QQ coisa grita : )
      Bjks a boa viagem!!

      Excluir
  7. Simplesmente amei o seu roteiro!
    Estou fazendo o meu totalmente baseada no seu!
    Parabéns e muito obrigada!
    Estou indo dia 19/12, iremos passar o aniversário da minha mãe lá (estamos pensando em uma noite de tango), e o natal!
    Se tiver alguma dica interessante para esses dias em especial serão muito bem vindas!
    Um beijoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela...
      Q bom q gostou das dicas....aproveite muiiiiiito!!!! (as dicas e a viagem...)
      Acho q se sua mãe curte tango, nada melhor do q passar essa noite especial num show (com jantar incluido, logico!!!! rs) é muito bacana, diferente e especial...tenho certeza de que todos irão gostar!!
      Boa viagem e volte sempre ok?
      Bjk.

      Excluir
  8. Uma dica: Alugar o apartamento directamente con o dono e ate um 30% mais barato, ja que nao pagam nim comissão da agência, nim "despesas administrativas" que as agências cobram.
    Alguns turistas pensam que é mas arriscado alugar diretamente ao proprietário, mas considerando que a maioria das agências só se preocupam com a sua comissão no checkin e depois nunca se sabe deles, posso dizer que o risco é exatamente o mesmo.
    Eu possuo um apartamento para alugar aos turistas durante 8 anos. Você pode ver em www.argentinatolet.com.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar esse post.
Caso queira receber a resposta e acompanhar demais comentários desta postagem, inscreva-se por e-mail no link abaixo do box para os comentários.
OBS: para esta opção, você tem que comentar "logado" ok?
Volte sempre!