topo

topo

domingo, 14 de outubro de 2012

Como tirar o visto americano?

Muita gente tem essa dúvida não é??? Não sabendo nem por onde começar.... 

Por tal razão pensei nesse post....espero ajudar a todos.

Aqui vou falar especificamente de visto para não imigrantes ok? (no caso, pessoas que vão para lá só para fazer turismo).

Antes de qualquer coisa já aviso que está tudo muito mais simples e rápido nos dias de hoje.

Agora o encontro para a retirada do visto se dá em duas etapas.

1a. Centro de Atendimento ao Solicitante do Visto - lugar onde é feito a apresentação de alguns documentos (finalização do formulário preenchido no site, docs. pessoais, etc. Também vão tirar foto e impressão digital). Endereços do CASV pelo Brasil

2a. Consulado Americano - lá é onde efetivamente é feita a entrevista para a concessão do visto (levar toda a documentação por cautela, passaportes e vistos anteriores também). Endereços do Consulado EUA pelo Brasil

Antigamente tudo era feito no Consulado e demorava praticamente metade de um dia. Agora, com essa divisão, tudo se resolve bem mais rápido, de meia a uma hora em cada lugar. 

Bom, com passaporte em mãos, o começo de tudo...

Acesse o site usvisa-info.com

Essa é a página oficial do Consulado direcionada ao visto americano.

Siga o seguinte caminho: clique na bandeirinha do Brasil...(ah vá...!!! heheheh) - vistos de não imigrantes - antes da solicitação. 

Vocês terão que preencher o formulário DS-160 (o primeiro link que vem nessa página é o preenchimento desse formulário).

O preenchimento é em inglês. Mas já digo: se alguém não domina a língua fique tranquilo, tendo uma noção básica dá para preencher perfeitamente, sendo também que o próprio site conta com uma tradução (clicar em cima da frase a traduzir com o botão direito do mouse).

É verdade que é um questionário um tanto quanto longo, mas, como disse, tranquilo de se preencher.

Ao final do preenchimento, você terá que carregar uma foto digital. Essa foto tem o tamanho limitado pelo próprio site em 200k.

Gente...não precisa correr para canto nenhum pois a nossa super, ultra, mega máquina digital resolve isso plenamente....

Tire a foto enquadrando o rosto (como se fosse 3x4) na menor quantidade de pixel que sua máquina permitir. Depois é só acessar o programinha básico que vem com o windows - Microsoft Office Picture Mananger - e redimensionar (clicando em redimensionar na opção "web large" dará o tamanho aproximado de 160/180 px. - dentro do que o site pede).

Pós preenchimento do formulário o site gerará um boleto para pagamento da taxa de solicitação do visto - MRV - no valor de U$ 160 (cento e sessenta dólares). Essa taxa poderá ser paga no cartão também (sem parcelamento....rsrsrs...). As informações do cartão, nessa opção, já são passadas ao site nesse momento.

Pós pagamento é só agendar a entrevista.

Como disse acima, a primeira visita é no CASV - Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto e  a segunda no Consulado Americano (o site automaticamente já agenda um e o outro na sequência).

Outra notícia boa que veio com essa mudança é que antes você tinha que esperar, aproximadamente, por 60 dias para a entrevista acontecer, sendo que hoje os agendamentos estão para uma semana, isso mesmo, a entrevista acontecerá na semana seguinte de todo esse procedimento.

Pronto....acabou....simples não?!

Agora é só esperar a viagem e curtir bastante esse país que todo brasileiro adora!!!!

Have a nice trip people!!!!


8 comentários:

  1. Boa orientação Andrea.
    Apesar de não ser a viagem dos meus sonhos...
    É por isso que não deixo de viajar por aqui.rsrsrs
    Beijo querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth....
      Sim, viaje sempre por aqui...sua companhia é sempre mto bem vinda!!!
      Bjsss...

      Excluir
  2. Oi Andrea.
    Realmente hj em dia as coisas estão mais fáceis.
    Lembro que, há 2 anos, quando fui renovar o meu visto, acho que tive que esperar mais de 60 dias pra agendar a entrevista, além das 4 horas no Consulado Americano de SP... Ou seja: não adiantava ter pressa, pq nao iria fazer a fila andar mais rápido rs.
    Que bom que hoje todo esse trâmite é mais rápido... Agiliza td.
    Ah, e vale lembrar que, se Deus quiser, em breve a exigência do visto americano para a entrada nos EUA pode ser abolido. O Brasil e os EUA estão conversando a respeito desse assunto, pois o Brasil já preenche a maioria dos requisitos necessários para que não haja mais a necessidade de emissão do visto. O que facilitaria mto mais né?
    Vamos orar para que isso aconteça em breve.

    Parabéns pelo blog novamente.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edu....
      Estava sentindo sua falta por aqui....rs
      As coisas melhoram mto mesmo e, como vc mesmo disse, talvez melhorem ainda mais com essa possibilidade...
      Bom vc ter registrado isso aqui. Fiquemos atentos e vamos aguardar pelas novidades...
      Beijos e obrigada pela visita e comentário!!!

      Excluir
  3. Adorei, Andrea, até mesmo porquê já me passou pela mente "visitar" os EUA... parabéns pelo compartilhamento da informação. beijos e excelente feriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga Barbie...
      Que bom que gostou e que aproveitou as informações...tudo mto mais simples...
      Viaje bastante nesse feriado ok?! rsrs
      Bjs e obrigada pela visita.

      Excluir

Obrigada por comentar esse post.
Caso queira receber a resposta e acompanhar demais comentários desta postagem, inscreva-se por e-mail no link abaixo do box para os comentários.
OBS: para esta opção, você tem que comentar "logado" ok?
Volte sempre!